Conferência de Diplomacia Desportiva

Apresentação

Data

3 - 4 junho 2021

Local

Lisboa

O desporto é uma ferramenta essencial no relacionamento entre os países, que nos permite atravessar fronteiras, aproximando as pessoas em torno de causas, valores, interesses e paixões.

Esta Conferência reunirá representantes de Estados-Membros, especialistas e atores-chave no campo da diplomacia desportiva, para debater o papel do desporto no contexto das relações externas da UE, especialmente na promoção dos valores europeus, dos direitos humanos, da paz, e na contribuição para o desenvolvimento humano, derrubando barreiras culturais e promovendo a dimensão intersectorial do desporto.

Com a discussão deste tema, a Presidência pretende potenciar as relações económicas, diplomáticas, políticas e sociais da União Europeia com países terceiros, tendo como estrutura o papel do desporto para a Agenda 2030.

Objetivos

  • Visão geral da diplomacia desportiva no contexto das relações externas da UE
  • Reunir diferentes atletas, de diferentes desportos e diferentes origens, para que através de seus depoimentos possamos entender o papel dos atletas como Embaixadores da UE para a Diplomacia Desportiva.
  • Apresentar e discutir este conceito único de diplomacia do desporto de base que está a ser explorado pela ISCA e seus parceiros do setor de desporto e atividade física de base.
  • Destacar o papel do desporto no contexto das relações internacionais, especialmente na promoção da paz, contribuição para o desenvolvimento humano, derrubando barreiras culturais e fomentando a dimensão intersectorial do desporto (diplomacia).
  • Sublinhar o maior enfoque da UE nas relações externas através do programa Erasmus +.