Seminário de Inovação no Desporto “Beyond Business as Usual”

Apresentação

Data

16 - 17 junho 2021

Local

Lisboa

Sob o mote “Beyond Business As Usual” o seminário de inovação no desporto dará continuidade à discussão que, ao longo do semestre, decorreu ao nível do Grupo do Desporto do Conselho da EU, dando voz à pessoas e organizações que, diariamente tornam a inovação no desporto uma realidade.

Juntando representantes dos Estados Membros da UE, movimento desportivo, academia e demais agentes do setor do desporto e áreas associadas, este evento procurará transmitir aos participantes um conjunto abrangente de experiências, visões, projetos e políticas, visando a promoção e orientação das políticas de desporto, o apoio à disseminação de informação e conhecimento, a partilha de boas práticas e a consciencialização para a inovação no desporto.

A Inovação no desporto, para além de ser uma das prioridades da Presidência Portuguesa para o desporto, consta também do Plano de Trabalho da UE para o desporto 2021-24 e o seminário proporcionará uma oportunidade de prolongar a discussão e lançar as bases para uma maior reflexão e ação sobre o tema.

Objetivos

  • Apresentar uma perspetiva geral prática e política dos principais desafios, obstáculos e realizações, a nível da UE, em matéria de inovação desportiva
  • Partilhar vivências reais sobre o impacto da inovação no desporto, contado pelas “estrelas do espetáculo” (atletas, treinadores, árbitros), representantes da comunicação social e representantes europeus. Perceber como esse impacto afeta o setor aos diferentes níveis e a forma como o desporto é visto, jogado e organizado.
  • Realçar as oportunidades de financiamento disponíveis na União Europeia às quais as organizações desportivas podem aceder e dar visibilidade aos projetos financiados nesse âmbito. Os projetos desenharam o cenário de como os fundos europeus estão a contribuir para a inovação no desporto, apoiando o desenvolvimento e a implementação de novas ideias e abordagens inovadoras.
  • Destacar abordagens inovadoras que abordam as premissas mais básicas da forma como os programas e projetos de desporto são conduzidos, e as principais tendências que ditarão o futuro da oferta desportiva, nos diferentes níveis e áreas.