Presidência

Conclusões

Em linha com o Plano de Trabalho da UE para o Desporto 2021-24, aprovado no segundo semestre de 2020, durante a Presidência Alemã, as Conclusões do Conselho sobre inovação do desporto procuram reconhecer a importância da Inovação no Desporto num sentido mais amplo, considerando a especificidade do desporto e a independência do movimento desportivo.

Entre as perspetivas vertidas no documento, destaca-se a importância de assumir a inovação como fundamental para o desenvolvimento do setor do desporto, e como promotora de oportunidades para o aumento da participação dos cidadãos no desporto e na atividade física. Salienta-se ainda a inovação como fator potenciador do desenvolvimento socioeconómico através do desporto e da resposta aos desafios atuais e futuros, tornando assim o setor do desporto mais sustentável e resiliente.

As conclusões reconhecem ainda:

  • A inovação no desporto como um processo multidimensional, cujo potencial máximo depende da cooperação intersectorial.
  • Os impactos da inovação na busca da excelência e da performance, na atração e na promoção da atividade física para todos os cidadãos.
  • O amplo escopo da contribuição da inovação no desporto para a economia e o crescimento, para os grandes eventos desportivos, para o planeamento urbano e as infraestruturas, a sustentabilidade e as questões ambientais, entre outros.
  • A importância e relevância das mudanças no desporto e na atividade física que vêm sendo provocadas pela digitalização e processos tecnológicos.

O texto das conclusões pode ser consultado em: LINK